Sobre a produção do documentário


A produção de um documentário passa por diversas fases: pré-produção, produção, filmagens e pós-produção. Inicialmente, a pré-produção consistirá em estudo bibliográfico, feito por todos os membros, sobre o tema geral, a questão da terra no Brasil, e descobrir o já foi produzido sobre a Revolta de Trombas e Formoso.

Também será realizada uma coleta de dados referentes a este fato histórico. Esses dados abrangem tanto material impresso, como jornais e documentos da época, quanto material audiovisual. Outro aspecto importante, que faz parte da pré-produção, é descobrir os sobreviventes da luta camponesa. Somente com o estabelecimento do contato com estas pessoas, o documentário será viabilizado.

Concomitante à pré-produção algumas entrevistas serão realizadas, visto que a maioria dos sobreviventes e testemunhas do conflito já está em idade avançada e parte da memória da Revolta pode ser perdida com a fatalidade de um falecimento.

Todo o material coletado será utilizado na produção de um documentário, que – segundo suas características – era a forma de produção audiovisual que mais atendia aos objetivos do projeto, que é resgatar os fatos ocorridos durante a luta camponesa.

Para a concepção da peça documental foi escolhida a forma conhecida como Cinema Verdade, que prevê a interferência do cineasta na realidade filmada, o que pressupõe a impossibilidade de realizar um filme sem que o cotidiano dos atores sociais seja modificado.

O processo de confecção do documentário, que compreende a filmagem e concomitante à captação de som, a edição, a montagem e a finalização, serão organizados pelos estudantes, com a cooperação técnica dos professores da Universidade Federal de Goiás envolvidos no projeto e de professores da Escuela de Cine y Artes Audiovisuales de La Paz, Bolívia.


About these ads

Uma resposta para “Sobre a produção do documentário

  1. Em que fase se encontra a produção do documentário? Gostaria de ter acesso ao mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s